Farmácia Hospitalar
4
O HOSPITAL,
ESTE DESCONHECIDO
56
FEITOS PARA CURAR ARQUITETURA HOSPITALAR & PROCESSO PROJETUAL NO BRASIL
4.1 INTRODUÇÃO
Os hospitais em conjunto com os demais EAS formam um sistema de atenção à saúde que, no caso brasileiro, denomina-se Sistema Único de Saúde (SUS). Neste sistema, os hospitais destacamse por sua complexidade funcional, elevada resolubilidade e custos de implantação e operação.
O termo resolubilidade, em geral desconhecido dos arquitetos não familiarizados com a área da saúde, refere-se à capacidade de um EAS receber, diagnosticar e dar seguimento ao tratamento dos pacientes que o procuram. Quanto maior a resolubilidade de uma unidade, mais complexos deverão ser o seu apoio ao diagnóstico1 e os setores de tratamento e internação.
Em busca de uma definição mais precisa do edifício hospitalar, fomos buscar em dicionários, publicações especializadas e em compêndios de arquitetura algumas definições de hospital, feitas ao longo de todo o século XX.
As profundas diferenças entre as definições pesquisadas dão uma pálida idéia da grande transformação sofrida pelos hospitais nos quase 100 anos que separam a primeira da última definição, apresentadas a seguir.
Na Encyclopedia e dicionário internacional, organizado e redigido com a collaboração de distinctos homens de sciencia e de lettras brasileiros e portuguezes (1910: 5.653), encontramos a seguinte definição:
Hospital (do lat. hospitalis, de hospes), s.m. Edifício ou e estabelecimento onde se recebem e se tratam os doentes pobres em enfermarias próprias e os que o não são em quartos ou enfermarias reservadas, pagando uma certa quota...
1
O apoio ao diagnóstico compõe-se dos serviços e equipamentos que auxiliam a formação dos diagnósticos. Dele fazem parte as unidades de análises clínicas e patológicas (laboratórios de análises clínicas e de anatomia patológica), de imaginologia,