Farmácia Hospitalar
CURSO DE FARMÁCIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO VII
1. IDENTIFICAÇÃO
1.1 TÍTULO DO PROJETO: FARMÁCIA HOSPITALAR
1.2 ACADÊMICO/ESTAGIÁRIO:
1.3 ANO/SEMESTRE:
1.4 PROFESSOR/SUPERVISOR:
2. INTRODUÇÃO
No Brasil pelo Decreto nº 37.773 de 18/08/1985, o hospital é definido como “Instituição destinada a internar, para diagnóstico e tratamento, pessoas que necessitam de assistência médica e cuidados constantes de enfermagem.
Segundo o Ministério da Saúde, hospital é parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar à população assistência médica integral, curativa e preventiva, sob quaisquer regimes de atendimento, inclusive o domiciliar, constituindo-se também em centro de educação, capacitação de recursos humanos e de pesquisas em saúde, bem como de encaminhamento de pacientes, cabendo- lhe supervisionar e orientar os estabelecimentos de saúde a ele vinculados tecnicamente.
A instituição hospitalar abriga a farmácia hospitalar, cujo objetivo é garantir o uso seguro e racional dos remédios prescritos pelo profissional médico, além de responder à demanda das necessidades de medicamentos dos pacientes hospitalizados. Os hospitais são importantes centros de formação profissional para aqueles que trabalham na área de saúde. Os hospitais configuram se em locais de lapidação e formação de profissionais da área de medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia, etc.
Para um bom funcionamento a farmácia hospitalar precisa de uma equipe com profissionais que trabalham sempre para a melhoria desta ala que é considerada hoje como um dos principais setores contidos em um hospital. Esta equipe conta com o Profissional farmacêutico, que é o profissional responsável pela aquisição distribuição e acompanhamento do uso dos medicamentos e produtos para a saúde (seringas agulhas, fios de suturas entre outros) nos hospitais e serviços de saúde. Sua missão precípua é