Farmacovigilancia
A equipe do The WHO Quality Assurance and Safety: Medicines (Garantia de Qualidade e Segurança de Medicamentos da OMS) é responsável por orientação e apoio aos países em questões de segurança de medicamentos. A equipe é parte do Departamento de Medicamentos
Essenciais e Política de Medicamentos, dentro do conjunto Tecnologia da Saúde e Medicamentos da OMS. O propósito do departamento é:
Ajudar a salvar vidas e melhorar a saúde, diminuindo a enorme distância entre o potencial que os medicamentos essenciais têm a oferecer e a realidade de milhões de pessoas, particularmente os pobres e desfavorecidos quanto à indisponibilidade, acessibilidade, insegurança ou uso indevido de medicamentos.
A OMS trabalha para cumprir essa missão, provendo orientação global sobre medicamentos essenciais e trabalhando com os países para implementar políticas nacionais de medicamentos.
Tais políticas são elaboradas para assegurar:
• eqüidade de acesso aos medicamentos essenciais;
• qualidade e segurança de medicamentos;
• uso racional de medicamentos.
O objetivo explícito da equipe do Quality Assurance and Safety: Medicines é:
• preservar a qualidade, segurança e eficácia de todos os medicamentos, fortalecendo e pondo em prática padrões regulatórios e padrões de garantia da qualidade.
The Uppsala Monitoring Centre
A função principal do The Uppsala Monitoring Centre é administrar a base de dados internacional de notificações de RAM recebidas dos centros nacionais. A maioria dos centros nacionais que contribuem tem fácil acesso eletrônico à base de dados. O UMC estabeleceu notificações padronizadas para todos os centros nacionais e facilitou a comunicação entre os países para promover a identificação rápida de sinais.
Esse programa automatiza parcialmente o sistema de detecção de sinal e fornece sinais de alerta precocemente aos métodos anteriores.
A efetividade