Farmacotécnica- emulsões
1- Cite os tipos de emulsões.
Creme, loção cremosa e emulsão oral
2- Cite e discurse sobre cada classificação das emulsões cremosas.
Emulsão O/A (creme hidrofílico) – esse tipo de preparação promove uma sensação menos oleosa e de frescor, apresentando absorção rápida. A fase interna é oleosa ou lipofílica e a fase externa é aquosa ou hidrofílica é a que está em contato com a pele, a água.
Emulsão A/O (creme lipofílico) – essas preparações promovem uma sensação mais oleosa. A fase externa é oleosa e é a que está em contato com a pele, o óleo, e a fase interna é aquosa.
Emulsão múltipla A/O/A ou O/A/O – são sistemas complexos compostos por duas emulsificações, onde os dois tipos de emulsões ( A/O e O/A ou O/A e A/O) existem simultaneamente constituindo emulsões do tipo A/O/A ou O/A/O.
3- Discurse sobre o procedimento realizado para saber se a emulsão é A/O ou O/A.
É um procedimento no qual se acrescenta na preparação água e corante hidrossolúvel para saber o tipo de emulsão. A emulsão será do tipo O/A se ela homogeneizar com a coloração da preparação; se não ocorrer a homogeneização, a emulsão será do tipo A/O.
4- O que são emulsões?
São formas farmacêuticas líquidas ou pastosas, de aspecto leitoso ou cremoso, resultantes da dispersão de um líquido imiscíveis no seio de outro, os quais se tornam miscíveis à custa de um grande emulsificante.
5- O que é emulsão fluida?
Usualmente chamada de loção cremosa, são preparações que apresentam características newtonianas de fluxo. Quando aplicada na pele, a loção não oferece resistência, escoando com a ação da gravidade.
6- Discurse sobre a importância dos conservantes nas emulsões e dê exemplo.
Os conservantes são necessários para se manter a integridade das preparações, com a finalidade de prevenir o crescimento de fungos e bactérias na preparação. Exemplo metilparabeno.
7- Discurse sobre a importância dos agentes emulsificantes.
Os agentes