introdução de farmacotécnica
Curso de Farmácia
Caderno de Estudos
Farmacotécnica Básica
Profa. Dra Iara Lúcia Tescarollo
2
Este caderno foi elaborado pela Profa. Dra. Iara Lúcia Tescarollo. A reprodução parcial da mesma é permitida desde que seja citada a fonte. Frente às características da obra, nem sempre estão citadas as referências no texto ou marcas registradas.
Citar como: Tescarollo, I.L. Farmacotécnica Básica. Caderno de estudos. Curso de
Farmácia, Universidade São Francisco, 2013.
Imprimir em folha A4
Profª Drª Iara Lúcia Tescarollo
3
AULA 1: INTRODUÇÃO À FARMACOTÉCNICA BÁSICA
1.
INTRODUÇÃO
Farmacotécnica é um ramo das ciências farmacêuticas que trata da preparação dos medicamentos por meio de operações farmacêuticas, de modo a obter as formas farmacêuticas. As Operações farmacêuticas podem ser definidas como toda técnica utilizada para o preparo do medicamento, como exemplo, a dissolução, dispersão, agitação, compressão, aquecimento, emulsificação, granulação. As Formas farmacêuticas definem a apresentação final do medicamento. São exemplos de Formas farmacêuticas: solução, suspensão, xarope, comprimido, cápsula, supositório, colírio, errino, dentre outras. As formas farmacêuticas são estabelecidas pela fórmula farmacêutica.
A fórmula farmacêutica consiste na descrição qualitativa e quantitativa de todos os constituintes que fazem parte da forma farmacêutica, inclui o princípio-ativo, coadjuvante terapêutico, coadjuvante técnico, veículo e excipiente.
O princípio-ativo é o principal componente do medicamento sendo dotado de atividade terapêutica como, por exemplo, anti-inflamatório, antibiótico, antisséptico, analgésico, diurético. Uma forma farmacêutica poderá conter um ou mais princípios-ativos.
O coadjuvante terapêutico constitui-se por um ou mais componentes, é utilizado para auxiliar a ação do princípio-ativo, também é dotado de atividade terapêutica.
Os corretivos constituem-se por um conjunto de