introdução a farmacotécnica
Farmácia Galênica: estuda a transformação em medicamentos dos produtos naturais (animais, vegetais e minerais), ou de síntese, tornando-os susceptíveis de serem administrados aos seres vivos com fins profiláticos, curativos ou de diagnóstico das várias doenças.
Medicamento toda preparação farmacêutica que contém um ou mais fármacos e se destina ao tratamento, prevenção ou diagnóstico de doenças e sintomas, ou à correção das funções orgânicas, quer no homem, quer em outros seres vivos. Apresentam-se sob diversas formas = “formas farmacêuticas”.
Objetivo: Preparar, conservar, acondicionar e dispensar medicamentos, doseados com a maior precisão e apresentados sob uma forma que facilite a sua administração.
Evolução da Farmácia Galênica
Farmácia Galênica → homenagem a Claudius Galenus (médico-farmacêutico que viveu em Roma durante o segundo século da nossa era.)
Farmácia Galênica → termo introduzido no século XVI. Foi criado para significar a Farmácia dos Medicamentos Complexos. Atualmente à Farmácia Galênica compete a transformação de todas as substâncias medicamentosas em medicamentos, quer sejam de natureza complexa, quer constituídas por produtos químicos naturais ou sintéticos perfeitamente definidos.
Medicamentos Alopáticos e Homeopáticos
Hipócrates, pai da medicina, enunciou dois axiomas
1.) “Natura medicatrix medicus interpres et minister” (o organismo cura a doença, o médico não é mais do que seu intérprete, auxiliando-o).
2.) Expresso por duas leis: “contraria contrariis curantur” (curar provocando uma ação diferente no corpo) “similia similibus