manual fundamentos de enfermagem
Este trabalho nos apresenta informações sobre as habilidades que o estudante de enfermagem precisa ter para o sucesso na profissão, como controle de infecções hospitalares, precauções-Padrão a respeito, lavagem das mãos, cuidados paliativos que são os cuidados ao paciente sem medicação, apenas com atenção e carinho, contendo também os sinais vitais, considerado importantíssimo para o conhecimento do técnico de enfermagem, assim como, saber proceder um curativo, calçar a luva estéril e a importância na diferenciação das agulhas das seringas. As orientações aqui apresentadas baseiam-se nos fundamentos básico para a formação de um técnico de enfermagem.
Infecção Hospitalar
Dra. Beatriz Souza Dias, médica de grande experiência no controle de infecções hospitalares, trabalha no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e no Hospital Sírio-Libanês (SP).
O hospital funciona como um centro onde bactérias, vírus e muitos outros microrganismos podem ser transmitidos de uma pessoa para outra. Volta e meia, temos notícia de casos de infecções adquiridas durante a internação hospitalar, ou mesmo após a alta. São considerados pacientes de risco, além das crianças e os idosos, portadores de diabetes, pacientes com o sistema imunológico deprimido, os que usaram antibióticos por prazo longo, ou foram submetidos a procedimentos invasivos como cirurgias, colocação de sondas ou de cateteres, entubação, etc. O número de infecções hospitalares, e das outras infecções também, pode ser reduzido em grande escala se for posto em prática um hábito simples de higiene: a lavagem das mãos. Profissionais de saúde, visitas, parentes, acompanhantes devem ter o cuidado de lavar bem as mãos para não servirem de veículos dos agentes de contaminação.
INFECÇÕES ASSOCIADAS AO CUIDAR DA SAÚDE
Drauzio – Você poderia explicar em que consistem essas doenças que chamamos genericamente de infecção hospitalar?
Beatriz Souza Dias – As