Farmacodinamica e Farmacocinetica
JOSIANNA FERREIRA DE CARVALHO
RA: 20151956 TURMA 1º A
Disciplina: Farmacocinética e Farmacodinâmica
Professora: Paulo Jose de Campos Nogueira
AMERICANA
2015
FARMACODINÂMICA E FARMACOCINÉTICA
Farmacodinâmica, é a parte que estuda os efeitos fisiológicos e mecanismos de ação dos fármacos e a relação entre concentração dos fármacos, bem como os efeitos desejados e indesejados.
Já a Farmacocinética, é a parte de estudos que diz respeito aos processos de absorção, distribuição, biotransformação e eliminação dos fármacos, sendo assim, o que acontece com os fármacos quando estão no organismo.
O processo de absorção consiste na passagem do fármaco desde o local onde ele é depositado, até atingir a circulação sanguínea, sendo que pela via intravenosa, não existe absorção, pois o fármaco é introduzido diretamente na corrente sanguínea.
Outras vias de administração são: via oral, via intramuscular.
O processo de distribuição consiste á transferência reversível das moléculas do fármaco na circulação sanguínea para os tecidos do organismo. Os fármacos penetram nos tecidos a diferentes velocidades, dependendo da sua capacidade d atravessar as membranas. A distribuição dos fármacos varia de individuo para individuo. Já na Biotransformação e Eliminação, os fármacos são substancias estranhos no organismo e das quais ele quer se libertar, para que isso ocorra, essas substancias sofrem transformações que alteram a sua estrutura química, permitindo a sua eliminação. A biotransformação pode ter lugar em vários órgãos como o rim, o intestino, p pulmão e o fígado; este ultimo órgão é o mais importante de todos, devido a sua grande diversidade enzimática.
ANTIPSICÓTICOS
Os antipsicóticos se caracterizam por sua ação psicotrópica, com efeitos sedativos e psicomotores. Por
isso,
além
de
se
constituírem
como
os
fármacos
preferencialmente usados no tratamento sintomático das psicoses, principalmente a esquizofrenia, também são utilizados como anestésicos e em outros