Farmacodinamica e Farmacocinetica
1. Descreva a farmacodinâmica do fenobarbital
O fenobarbital é utilizado em casos de epilepsia ,uma vez que vai prevenir a ação dos agentes químicos excitantes das células nervosas cerebrais e potencializar a ação do GABA, agente com efeito calmante da atividade elétrica cerebral. O Fenobarbital intensifica a atividade inibitória do GABA. Deste modo, vai ajudar na prevenção e manutenção de uma função cerebral normal.
2. Muitos suicidas usam o fármaco para o seu intento, como o fenobarbital é capaz de causar a morte de uma pessoa quando administrado em alta dosagem, como neste caso ? A superdosagem farmacológica do fenobarbital causa intoxicação barbitúrica que tem sido a principal causa de morte do paciente. A grave depressão respiratória associa-se com a depressão cardiovascular central, resultando em condição semelhante ao choque, com movimentos respiratórios superficiais e infrequentes.
3. Classifique a interação medicamentosa entre o agente vasopressor e o fenobarbital. Justifique a sua resposta.
Pode ter sua ação aumentada por: ácido valpróico; divalproex sódico.
Pode diminuir a ação de : anticoagulante oral.
Pode aumentar os riscos de depressão do sistema nervoso central com: álcool; outros medicamentos que produzem depressão do sistema nervoso central.
4. Por que a menina deve ter sido encaminhada para avaliação psicológica ?
Pacientes que tentam suicídio, devem ter um encaminhamento para acompanhamento psicológico, pois muitos pacientes que tentam suicídio sofrem de algum transtorno mental. Alguns autores recomendam a realização de avaliação psicológica depois de tentativa de suicídio. Quanto antes houver a intervenção depois da tentativa de suicídio, mais eficaz será o tratamento, pois os primeiros meses são onde ocorrem o maior risco de novas tentativas.
Referências Bibliográficas:
Bulário de remédios comerciais: Fenobarbital. Disponível em http://www.medicinanet.com.br/categorias/bulas_remedios.htm
CARRA, Ana Flávia Biazi; POIT, Isabela