FLUCONAZOL (Farmacocinética e Farmacodinâmica)
O Fármaco
O Fluconazol é um genérico, seu remédio de referência é o Zoltec.
Forma Farmacêutica: Cápsula.
O Fármaco é utilizado como agente antifúngico.
Não é estabelecido em caso de crianças com candidíase vaginal e dermatomicoses.
Farmacocinética
Absorção:
O fluconazol apresenta boa hidrossolubilidade, é quase totalmente absorvido pelo trato GI e possui boa penetração no LCR.
As concentrações plasmáticas são essencialmente iguais, seja o fármaco administrado por via oral ou intravenosa e sua biodisponibilidade não é alterada por interações com alimentos nem pela acidez gástrica. Possui alta biodisponibilidade podendo chegar a níveis plasmáticos de aproximadamente 90% da droga.
Devido a sua tolerância gastrintestinal, o fluconazol apresenta o maior índice terapêutico entre os medicamentos de sua natureza, permitindo uma posologia mais agressiva no tratamento de uma variedade de infecções fúngicas.
Após 4-5 dias com doses únicas diárias são alcançadas 90% dos níveis de equilíbrio.
O fármaco é disponível em formulações oral e intravenosa, sendo utilizada numa dose de 100-800 mg/dia. Porém existem medicamentos de 50 mg também, sendo a posologia de recomendação médica.
A absorção do fluconazol via oral costuma ser de aproximadamente 85%, a meia vida varia de 25-30 horas, a sua ligação a proteínas plasmáticas é de 12%.
Distribuição:
O fluconazol apresenta boa penetração em todos os fluidos corpóreos, incluindo escarro e saliva. Em pacientes com meningite fúngica, os níveis de fluconazol no líquor são aproximadamente 80% dos níveis plasmáticos correspondentes.
Excreção:
O fluconazol é 90% excretado na urina e 10% nas fezes.
Posologia:
Para dermatomicoses e infecções por Candida é administrado dose oral única de 150 mg geralmente de 2 a 4 semanas.
Para candida vaginal deve ser administrado dose oral única de 150 mg
Foram relatados eventos cardíacos (torsade de pointes) em pacientes recebendo fluconazol concomitantemente com