FARMACOCINETICA E FARMACODINAMICA
A Farmacocinética se trata do caminho que a droga faz no organismo. Note que não é o estudo do seu mecanismo de ação mais sim as etapas que a droga sofre desde a administração até a excreção, que são: absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Uma vez que a droga encontra-se no organismo, essas etapas ocorrem de forma simultânea sendo essa divisão apenas de caráter didático.
Farmacodinâmica:
A Farmacodinâmica diz respeito ao efeito de uma determinada droga (ou fármaco, ou medicamento) em seu tecido-alvo, ou simplesmente estuda como uma droga age no tecido-alvo. Entende-se tecido-alvo como o órgão ou sítio onde uma determinada droga tem um determinado efeito.
DROGA ORGANISMO
FARMACOCINÉTICA FARMACODINAMICA
VIAS DE ADMINISTRAÇÃO LOCAL DE AÇÃO
ABSORÇÃO MECANISMO DE AÇÃO
DISTRIBUIÇÃO EFEITOS
BIOTRANSFORMAÇÃO
Etapas da farmacocinética:
Absorção: É a primeira etapa que começa com a escolha da via de administração até o momento que a droga entra na corrente sanguínea. Existem fatores que interferem nessa etapa, dentre estes temos : o pH do meio, forma farmacêutica e patologias (úlceras por exemplo), dose da droga a ser administrada, concentração da droga na circulação sistêmica, concentração da droga no local de ação, distribuição da droga organicamente, as drogas nos tecidos de distribuição e a eliminação metabolizada ou excretada. Temos ainda um fator a ser relevado que é a característica química da droga, pois esta interfere no processo de absorção.
Distribuição: Nessa etapa a droga é distribuída no organismo através da circulação. O processamento da droga no organismo passa em primeiramente nos órgãos de maior vascularização (como SNC, pulmão, coração) e depois sofre redistribuição aos tecidos de menos