Farmacocinética e farmacodinâmica - vias de administração
1) Maria Alice ingeriu, há aproximadamente 2h e 30 minutos, uma grande quantidade de comprimidos de Fenobarbital 100 mg em tentativa de suicídio. Paciente já fazia uso da medicação (200mg/dia) para epilepsia. Chegou ao Hospital com rebaixamento do nível de consciência, hipotensa (PA 60/40), FC – 96 bpm.
a) Relacione as características do fármaco com a sua eliminação do organismo em condições normais.
Fenobarbital é um fármaco apresentado na forma de comprimido, portanto sua eliminação do organismo se dá após a passagem deste pelo sistema digestivo e urinário. De acordo com a bula, 80% da dose é absorvida no trato gastrointestinal.
Considerando que as funções renal e hepática estejam normais, a meia vida plasmática é de 50 a 140 horas. Em adultos, sua ligação com proteínas plasmáticas é de 50%. Sua distribuição acontece pela circulação em todo o organismo, mas sua lipossolubilidade facilita sua distribuição no cérebro.
Após ser distribuído, é metabolizado no fígado a um derivado hidroxilado inativo, que depois é glicoconjurado ou sulfoconjurado e é diretamente secretado pelos rins. Se a urina for alcalina, essa excreção é otimizada.
b) No caso acima de intoxicação por Fenobarbital como pode ser aumentada a sua eliminação? Visto que sua eliminação se dá pela metabolização hepática e posterior eliminação pela urina, uma maneira de eliminar mais rapidamente o fármaco seria aumentando a atividade do fígado e garantindo uma boa função renal. Ainda poderia sugerir que houvesse um tratamento para tornar a urina mais alcalina, facilitando a excreção do Fenobarbital.
2) Sr. Antônio, 55 anos, realizava tratamento crônico para hipertensão com
Propranolol. Observou que seus níveis pressóricos estavam dentro do normal e resolveu por conta própria interromper, de forma abrupta, o tratamento. Após 48 horas o paciente foi levado a UPA com crise hipertensiva. Explique o que provavelmente