farmacia
A farmacovigilância atua no acompanhamento e segurança dos medicamentos que estão no mercado. Sua ação é realizada pela ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) em parceria com estados e municípios e demais colaboradores, como forma de prevenção quanto ao uso, armazenamento e a compra desses medicamentos.
É extremamente importante esta atividade visto que mundialmente temos a fabricação e distribuição diária de medicamentos que chegam aos consumidores. Com isso, faz-se necessário a vigilância para que se torne possível o uso dos fármacos. A farmacovigilância foi ampliada em sua atuação podendo atuar também no monitoramento das vacinas, produtos fitoterápicos e ademais. Mesmo que, ainda seja possível encontrar casos de contaminação, má conservação, e dentre outras situações de riscos ao ser humano, o monitoramento é considerado importante mesmo que seu funcionamento não seja abrangente em diversos setores como deveria ser, o que evidencia a importância que é dada a esta atividade farmacêutica atualmente.
Além do exposto a farmacovigilância hoje é considerada disciplina em algumas universidades e hospitais em detrimento de maior conscientização e até mesmo segurança com os medicamentos, ministrando aos alunos e profissionais da saúde o comprometimento com a segurança, eficácia e bem estar que o medicamento terá no paciente. Assim, de acordo com a Organização Pan- Americana da Saúde,
“Os esforços da farmacologia clínica e dos departamentos de farmácia ao redor do mundo resultaram no desenvolvimento da farmacovigilância como disciplina clínica. Várias instituições médicas desenvolveram sistemas de vigilância a reações adversas e erros de medicação em suas clínicas, enfermarias e salas de emergência. Estudos caso-controle e outros métodos farmacoepidemiológicos têm sido cada vez mais, usados para estimar os danos associados aos medicamentos durante sua comercialização”. (OPAS, 2005. p.12)