FARMACIA COMUNITÁRIA
A indústria farmacêutica é responsável pela pesquisa e a produção dos fármacos. Mais para isso é preciso de laboratórios capacitados para desenvolver as pesquisas e os testes. Os medicamentos passam por um longo processo até serem aprovados e distribuídos, mas para isso, é necessários profissionais capacitados e laboratórios que disponham tudo o que for preciso para a produção.
Sabemos que o farmacêutico tem um papel fundamental na dispensação de medicamentos, onde somos os profissionais da saúde que mais trabalham com o contato direto com o paciente. Na farmácia comunitária, o farmacêutico deve principalmente orientar aquele paciente sobre o fármaco e como manuseá-lo. O farmacêutico é responsável pela organização da farmácia e pela as orientações dadas aos estagiários.
A farmácia hospitalar não difere muito da comunitária, pois o papel do farmacêutico é basicamente o mesmo. Na hospitalar, o farmacêutico deve se preocupar nos resultados que o paciente apresenta após o uso do medicamento e a sua eficácia. Também é responsável pela a orientação desses pacientes.
O farmacêutico deve ter os mesmos cuidados com os fitoterápicos. São medicamentos feitos do extrato de vegetais. São produzidos, testados e distribuídos, mas precisam passar por vários processos e necessitam de laboratórios especiais para cada tipo de fitoterápico.
O papel do farmacêutico na bromatologia está ligado à composição e qualidade dos alimentos. O farmacêutico deve analisá-los para que não haja contaminações e devem prezar pela segurança desses alimentos.
O farmacêutico tem papel fundamental nas análises clínicas, pois é uma área de grande atuação. É responsável por analisar e dar o diagnóstico de exames prescritos