FISPQ metanol
1- Identificação do produto e da empresa
Nome do produto: Metanol
Código do produto: 0011
Nome da empresa:
Endereço:
Telefone:
Telefone de emergência:
E-mail:
2- Composição e informações sobre os ingredientes
Nome químico: álcool metílico.
Sinônimos: metanol, álcool de madeira, carbinol, monohidroximetano, espírito colonial, metil carbinol.
Ingredientes que contribuem para o perigo:
Nome Químico
Nome genérico
Nº CAS
Concentração do componente
Classificação do perigo*
Metanol
Metanol
67-56-1
99,85%
Máximo
* Classificação conforme a norma regulamentadora 15 (NR-15) do ministério do trabalho brasileiro.
3- Identificação de perigos
Perigos mais importantes: Vapor prejudicial. Causa irritação á pele, aos olhos e ao aparelho respiratório se inalado ou ingerido. Afeta o sistema nervoso central e o fígado. É rapidamente absorvido pelas vias sanguíneas do corpo.
Efeitos do produto:
Inalação: Altas concentrações de vapores de metanol podem produzir envenenamento agudo depois de breves exposições. Considera-se que 200 ppm de vapor de metanol em volume ( 0,25 mg/litro a 25°C e 1 atm ) é o limite máximo permitido na atmosfera para um trabalho de 8 horas diárias, 40 horas semanais.Quando inalado, causa ligeira irritação na membrana das mucosas, afetando também o sistema nervoso, particularmente no nervo óptico.
Contato com a pele: O efeito imediato do metanol é a perda de oleosidade e ressecamento, típicos também de outros solventes. Contudo, o metanol pode também ser absorvido pela pele e causar efeitos tóxicos e letais.
Contato com os olhos: O efeito metanol é similar aos outros solventes, sendo recomendado que seja lavado rapidamente. Através do contato direto, inalado ou ingerido, causa visão turva, uma extrema sensibilidade à luz ( fotofobia ) e inflamação ( conjuntivite ). Exposições severas podem destruir o nervo óptico, levando á cegueira e causar lesões oculares.