Relatorio Farmacia Comunitaria
1-INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como finalidade relatar de forma detalhada o estágio supervisionado em Farmácia Comunitária, situada no Bairro Caladinho de Cima em Coronel Fabriciano, no decorrer de 03/11/2009 a 25/11/2009.
As atividades foram realizadas na Farmácia do Posto de Saúde do Caladinho de Cima, onde se colocou em prática os conhecimentos teóricos adquiridos no curso. Pelo fato de haver sido treinada por profissionais da área, a autora do trabalho dispensou medicamentos, realizando a assistência e atenção farmacêutica aos usuários do serviço público. Além disso, foram contados todos os medicamentos da farmácia para o controle do estoque, e foram realizados pedidos de medicamento duas vezes na semana. As datas de validade de todos os medicamentos foram verificadas, colocando-os em ordem e mantendo a limpeza da farmácia. Os medicamentos vencidos foram devolvidos para a farmácia central.
É grande a variedade de medicamentos fornecidos pelo governo ao posto de saúde, onde todos podem ter acesso a eles. Por isso é de grande importância o controle dos mesmos. Para a dispensação dos medicamentos é necessário a apresentação da receita médica prescrita pelo médico local, aceitando também receita do Hospital Siderúrgica carimbada pelo mesmo e receitas com carimbo da diálise.
Para os medicamentos de pressão arterial, diabetes, antiarrítmicos e outros de uso contínuo, as receitas têm validade de seis meses, tendo que renová-las a cada semestre. Os fármacos como antibióticos, antiinflamatórios e outros de uso provisório as receitas têm validade de um mês. Já os fármacos ansiolíticos, usados para tratar a depressão, epilépticos, anorexígenos têm validade para dois meses e são controlados pela farmácia central que analisa as receitas e os dispensa. Para esses fármacos é feito a retenção da receita pela farmácia central. Os medicamentos de uso contínuo são dispensados na quantidade suficiente para o mês levando