Famílias antropologicas
Teófilo Otoni
2013
Yêda Pereira Santos
Família e Sistema de parentesco
Família e Sistema de parentesco
Família
A família é o fundamento universal das sociedades. Originalmente, a família foi um fenômeno biológico de conservação e reprodução, transformou-se depois em fenômeno social. Sofreu considerável evolução até regulamentar suas bases conjugais conforme as leis contratuais, normas religiosas e morais.
De modo geral, é o casamento que estabelece os fundamentos legais da família, mas pode haver famílias sem casamento.
O grupo familial é conquista nobre do processo antropológico-sociológico no qual o ser humano cresce.
Tipos de Famílias
As sociedades apresentam diferenças na maneira como se organizam ou estruturam seus grupos familiares, variáveis no tempo e no espaço. A família pode ser: elementar, composta, conjugada-fraterna e fantasma.
ELEMENTAR: A família elementar (nuclear, natal-conjugal, simples, imediata, primária) é uma unidade formada por um homem, sua esposa e seus filhos, que vivem juntos em uma união reconhecida pelos outros membros de sua sociedade.
EXTENSA: A família extensa (grande, múltipla) é uma unidade composta de duas ou mais famílias nucleares, ligadas por laços consangüíneos; série de familiares próximos pela linha masculina ou feminina, geralmente não por ambas, e ainda, duas ou mais gerações.
COMPOSTA: A família composta (complexa, conjunta) é uma unidade formada por três ou mais cônjuges e seus filhos.
A família composta refere-se a um núcleo de famílias separadas, mas ligadas pela sua relação com um pai comum.
CONJUGADA-FRATERNA: Refere-se a uma unidade composta de dois ou mais irmãos, suas respectivas esposas e filhos. O laço de união é consangüíneo.
FANTASMA: Consiste em uma unidade familiar formada por uma mulher casada e seus filhos e o fantasma. O marido não desempenha papel de pai, é apenas o genitor (pai biológico). A