família
Percebe-se que a família entre as mais diversas configurações da convivência humana, sempre obteve um papel em que se destaca no sistema social. A sociedade é composta por diferentes indivíduos que executam diversos papéis com a ajuda de outros indivíduos que dão suporte aos papéis desempenhados. As mulheres tem conseguido espaço significativo no mercado de trabalho e começaram a alcançar melhores cargos e fatias de poder no mundo todo. Nos últimos tempos temos um grande número de mulheres que deixaram de ser somente donas de casa, esposa e mães, e que deixaram para trás barreiras, passando a contribuir para a economia nocional. O período do século XXé marcado por um grande número de mulheres exercendo cargos em condições precárias de trabalho, sem proteção social e com baixa remuneração.
No ano de 1990 na região de São Paulo ocorreu a reestruturação produtiva que teve como principais consequências, o aumento do desemprego, precarização das relações, que fez com que houvesse mudança nas relações entre família e trabalho.
A inserção da mulher no mercado de trabalho produz forte impacto nas relações sociais, pois implica uma mudança de “paradigma” familiar e cultural.outro motivo, não menos importante é relacionado com a discriminação de de gênero, tanto em relação a diferença de salários quanto a postos de trabalho.No inicio do séc. XX as regras dizia que a mulher deveria trabalhar fora do lar,e que o marido era o provedor da casa. A s mulheres menos favorecidas financeiramente ou as que havia perdido o marido partiam para atividades pouco valorizadas e discriminadas pela sociedade. A partir dos anos 70 após a ocorrência de movimentos sociais mundiais, a cultura da sociedade foi se modificando. As mulheres começaram a conquistar seu espaço no mercado de trabalho, aumentando seu nível de escolaridade.
Desenvolvimento
Ver-se que a força de trabalho das mulheres no Brasil vem crescendo de forma expressiva nas últimas décadas.