Família
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Sociologia
Índice
Introdução
O que é a família?
A forma usual da vivência da família é a partilha do espaço comum – a casa, pelo que, em termos conceptuais, a família será um grupo social doméstico, girando a sua constituição e organização à volta do conceito de casa, local agregador dos membros da família para o exercício de algumas das suas funções básicas – reprodução, socialização, produção e consumo.
Por isso, a família constitui um grupo onde se estabelecem relações de parentesco entre os seus membros, isto é, relações baseadas em laços de sangue, de casamento ou adopção.
Funções da família
A família assume funções de protecção e socialização dos seus membros, como resposta às necessidades da sociedade pertencente. Nesta perspectiva, as funções da família regem-se por dois objectivos, sendo um de nível interno, como a protecção psicossocial dos membros, e o outro de nível externo, como a acomodação a uma cultura e sua transmissão. A família deve então, responder às mudanças externas e internas de modo a atender às novas circunstâncias sem, no entanto, perder a continuidade, proporcionando sempre um esquema de referência para os seus membros. Existe consequentemente, uma dupla responsabilidade, isto é, a de dar resposta às necessidades quer dos seus membros, quer da sociedade.
Elementos da família
Parentes
Grau
Percentagem de sobreposição genética
Pais/Filhos
Primeiro
50%
Irmãos
Primeiro
50%
Gémeos Idênticos
Primeiro
100%
Meios-irmãos
Segundo
25%
Avós/Netos
Segundo
25%
Tios/sobrinhos
Segundo
25%
Primos
Segundo
25%
Meios-Tios/Meios-Sobrinhos
Terceiro
12,5%
Bisavós/Bisnetos
Terceiro
12,5%
Trisavós/Trisnetos
Quarto
6,2%
Primos (2º Grau)
Quinto
3,1%
Fonte: Wikipédia
Árvore Genealógica
Árvore genealógica é um esboço da constituição da nossa família, em que os