Família e Paternidade Responsável
Componentes:
Rachel Rocha
Noemi Negrão
Paula Rocha
Victor Lussano
Marco Bartilotti
INDÍCE
Introdução
“Poder familiar” na legislação brasileira
Discussão sobre os limites e obrigações e deveres dos pais em relação aos filhos
A paternidade na visão religiosa cristã
O papel do pai no seio da família contemporânea;
Paternidade e o ser pai
Considerações Finais
Referências Bibliográficas
FAMÍLIA E PATERNIDADE RESPONSÁVEL
Introdução
Este trabalho aborda sobre a temática Família e paternidade responsável. Tem por finalidade discutir o papel do pai dentro da essência da família contemporânea. É uma pesquisa teórica baseada em estudos multidisciplinares da pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador (UCSal), na legislação brasileira e na Bíblia como fonte do estudos teológicos cristãos.
A leitura do texto “Pai? Quem é este?: A vivência da paternidade no novo milênio”, de Ceneide Maria de Oliveira Cerveny e Ulisses Herrera Chaves, nos traz a alguns questionamentos relevantes para este debate. São algumas questões: Existe uma só formatação no modelo de família? Qual é o papel do pai atual: somente é o provedor material ou também afetivo? Quando se vive em sociedade na qual os papeis predeterminados a serem exercidos só pela mãe ou só pelo pai perdem forças, como posso exercer a paternidade com responsabilidade? Afinal, o que é ser pai?
Conforme Cerveny e Chaves, não há um padrão de parentalidade nas famílias porque no momento que uma nova família é constituída estabelece-se formas de condutas que geralmente são similares, mas não exatamente iguais aos modelos vivenciados anteriormente. Ou seja, o modelo da criação parental que uma pessoa teve não necessariamente usar-lo-á ao formar vínculo afetivo com alguém. Mais ainda, se esse casal tiver filhos, a maneira como irá educá-los não será obrigatoriamente a mesma que recebeu dos seus