TRABALHO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS
Brainwriting é uma técnica criativa que provê uma forma eficaz e simples para colher ideias inovadoras de um grupo de pessoas sobre como resolver um problema, desenvolver um projeto ou melhorar uma situação existente. No Brainwriting as ideias são escritas, e ela nada mais é que um complemento do Brainstorm
Essa técnica se utiliza do seguinte método 6– 3– 5: seis participantes escrevem, cada um, três ideias; a cada cinco minutos há um rodízio e cada participante tentará desenvolver mais três ideias, até o rodízio completo. Logo, a quantidade só gera qualidade em ideias.
A utilização do Brainwriting é fortemente recomendada em situações em que os temas a tratar são controversos, em que exista uma divergência de opiniões entre os participantes do grupo.
MATRIZ GUT
Matriz GUT foi desenvolvida com a intenção de orientar decisões mais complexas, ou seja, decisões que abrangem muitas questões. É uma ferramenta bastante utilizada nas empresas para priorizar os problemas e, logo tratá-los, levando em conta suas Gravidades, Urgências e Tendências. Essa ferramenta auxilia na formação de estratégias, projetos e também na coleta de dados.
Essa ferramenta é bastante similar a Análise SWOT, e por isso uma complementa a outra. É preciso separar cada problema que tenha causa própria e somente após isso, saber qual a prioridade na solução dos problemas identificados. E é ai que a Matriz GUT atua, selecionando e escalonando os problemas levando em conta o impacto positivo e negativo de sua correção.
Ao montar a Matriz GUT, primeiramente deve-se listar todos os problemas relacionados às atividades que terá que realizar na empresa. Em seguida, atribuir uma nota de 1 a 5 para cada problema listado, dentro dos três aspectos principais que serão analisados: Gravidades, Urgências e Tendências. (Ex.: G= 5| U= 1| T= 3). Após a atribuição de notas, deve-se multiplicar os quocientes GxUxT, sendo assim o problema que tiver o maior resultado é o que deve ter maior