Família e escola
S O C I O L O G I A
BLUMENAU
2011
FAMÍLIA E ESCOLA
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de SOCIOLOGIA do Curso do 1º período do Pontinho Estudantil de Blumenau/SC.
Prof. NILO POFFO JUNIOR.
BLUMENAU
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 FAMÍLIA E ESCOLA 4
3 FAMÍLIA 4
4 ESCOLA...............................................................................................................................5
4 A PRESENÇA DA FAMÍLIA NA ESCOLA É GARANTIA DE SUCESSO 7
REFERÊNCIAS 8
1 . INTRODUÇÃO
Atualmente, vive numa época em que a desintegração dos valores são os maiores obstáculos para o ser humano. Valores como ética e cidadania estão sendo banidos e deixados muitas vezes de fora da formação dos indivíduos. Nesse sentido, instituições sociais como a família e a escola não podem deixar que isso continue a acontecer sem fazer nada para mudar a situação. Assim, é preciso uma integração dessas duas instituições com objetivos em comum e com pessoal responsável e metodologias adequadas para se tentar resgatar esses valores tão importantes na formação do caráter dos educandos.
Sendo assim, o principal objetivo deste artigo é fazer uma abordagem sobre a questão da importância da parceria entre escola X família para o pleno desenvolvimento infantil e a função do gestor como mediador e condutor de práticas educativas que possam gerar o pleno desenvolvimento do aluno. Assim sendo, o objetivo principal da educação hoje é favorecer uma participação que gere compromisso da família com a aprendizagem e o sucesso escolar do seu aluno e compromisso da escola com a inserção curricular do ambiente cultural da família e da comunidade. Essa parceria assegurará, em última instância, o pleno cumprimento da função social da escola.
Inicialmente, pode-se afirmar que nos dias atuais a escola não pode viver sem a família e a família não pode viver sem a