Teoria da economia
É uma ciência que se preocupa com a alocação dos recursos escassos para a satisfação das necessidades humanas, que são ilimitadas.
É o que utilizamos para produzir. Podem ser limitados em quantidade, combináveis ou não. Classificam-se em: Recursos Livres: são os recursos abundantes. Ex: ar, sol. Recursos Econômicos: são os recursos escassos. Ex: água, terra agrícola. Recursos Produtivos: são aqueles utilizados como fatores de produção. Ex: Terra, trabalho, capital, capacidade empresarial, tecnologia. Eles se dividem em humanos e não-humanos.
São diversificadas e insaciáveis. Sensação da falta de alguma coisa unida ao desejo de satisfazê-la.
São aqueles que não existem em abundância e que pagamos pela sua utilização.
Bens: O que satisfaz nossas necessidades, podem ser livres ou econômicos. Serviços: Não se destina a produzir um bem, mas a satisfação da sociedade, através de uma atividade. Podemos diferenciar bem como algo tangível e serviço como algo não tangível.
Livres são ilimitados existem em abundância; Econômicos são os limitados podem ser: materiais ou serviços. Os bens materiais se dividem em de consumo e de capital. Bens de consumo: são os bens materiais duráveis e não-duráveis. Bens de capital: são o que utilizamos para produzir outros bens. Os bens podem ser classificados também como intermediários e finais. Intermediários: não estão pronto para o consumo, vão sofrer um processo de transformação. Finais: já se encontram pronto para o consumo.
Primário: Onde o produto se encontra da forma natural e não sofreu nenhum processo de transformação. Pesca, agricultura. Secundário: Onde o produto extraído do setor primário vai passar por um processo de transformação. Indústria, construção. Terciário: Setor onde ocorre a prestação de serviços. Bancos, comércio.
O que produzir? Quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?
Microeconomia: Ramo da