Família poacea
● O sistema de classificação APG, de 2003, inclui esta família na ordem Poales. ● O sistema APG, de 1998, reconhecia esta família na ordem Poales com o nome de Gramineae. ● No Brasil ocorrem cerca de 180 gêneros e 1500 espécies. ● È uma das maiores famílias de angiospermas e uma das de maior importância econômica para o homem.
♦ È composta de herbáceas anuais ou perenes, com
exceção dos bambus, que são lenhosos e de grande porte ♦ São cosmopolitas, ocorrendo desde áreas do nível do mar até regiões montanhosas. ♦ Recebem denominações especiais nos diferentes continentes: ▪Pampas e campos, na América do Sul, ▪Prairie, na América do Norte, ▪Savanas e Veldt na África e ▪Estepes, na Europa e Ásia.
RAIZ ♦ A raiz penetra fundo no solo, em geral, possuem uma única raiz que se ramifica pelo solo (fasciculada).
CAULE ♦ Do tipo colmo, com nós e entrenós. Pode ser oco ou cheio, com rizomas desenvolvidos ou não.
FOLHAS
♦ Alternas, dísticas, alongadas, paralelinérveas, invaginantes, com bainha larga, aberta, provida de lígula na base do limbo. Uma só folha insere-se em cada nó. ♦ Epiderme foliar característica, sendo de dois tipos básicos: 1) Tipo festucóide: no qual há pêlos unicelulares e células de paredes silicificadas simples sobre a região das nervuras. 2) Tipo panicóide: no qual há pêlos bicelulares e células de paredes silicificadas complexas. ♦ Os estômatos também são de tipo especial, característico para este grupo de plantas.
FLORES
♦ Tipicamente são muito pequenas, praticamente destituídas de perianto e são protegidas por brácteas ou bractéolas secas. ♦ Normalmente são hermafroditas, com exceção dos gêneros Zea e Coix. ♦ Androceu com 3 estames de anteras grandes, versáteis e de filetes delgados. ♦ Gineceu de ovário súpero, tricarpelar, unilocular, uniovulado, encimado por 2 estigmas plumosos. ♦ Indícios de polinização anemófila.
FRUTOS
♦ Secos, do tipo cariópse e semente com endosperma abundante.
CURIOSIDADES
♦