Montesquieu
Luiz Henrique Pelegrini Bellotti – RA –5655785
Montesquieu
Trabalho de aproveitamento na disciplina
Teoria Política – Prof. Claudio de Sá
FIAM/FAAM
Sâo Paulo – 2012
Biografia
Montesquieu foi um filósofo, político e escritor francês, nasceu em 18 de janeiro de 1689, em Bordeaux. A família de sua mãe,Marie Françoise de Pesnel, tinha negócios na área de vinhos e seu pai, Jacques Secondat era de uma família nobre francesa.
Seu aprendizado inicial foi em casa e somente aos onze anos entrou para o Colégio. Era um colégio que tinha como alunos os filhos das mais ricas famílias, comandado por padres. Aos 16 anos entrou para a faculdade de Direito da Universidade de Bordeaux. Com a morte de seu pai,em 1704,passou a viver sob os cuidados de seu tio o Barão de Montesquieu e tornou se conselheiro do Parlamento de sua cidade natal.Após o falecimento de seu tio Montesquieu assumiu o titulo de barão,sua fortuna e o cargo de presidente do tio falecido no Parlamento de Bordeaux Em 1715 casou-se com a rica Jeanne de Lartigue. Também foi membro da Academia de Ciências de Bordeaux onde resolveu estudar a fundo as áreas do direito romano, biologia e geologia, usando as ciências naturais como metáforas para explicar as ciências humanas em seus artigos e teses acadêmicas.
Com estes estudos, Montesquieu pode se aprofundar no estudo iluminista que tinha iniciado no Colégio Juilly, Em pouco tempo o autor publicou textos sobre o assunto, como Les causes de l'écho, Les glandes rénales e La cause de la pesanteur des corps. Cansado da nobreza e da vida em Bordeaux, Montesquieu vende seu título e começa a viajar pela Europa para conhecer mais sobre a organização das sociedades, os costumes dos povos e as relações sociais e políticas. Teve grande interesse no sistema político da Inglaterra e morou por lá durante dois anos somente para