MILHO Tipologia Respostas 1
Centro de Ciências da Saúde
Curso nutrição
Disciplina: Alimentos I
Equipe 3:
Milho
Atividade:
Tipologia de cereais
Alunos:
Ana Jéssica Araújo Parente
Ana Mariany Barreto Cardoso
Francisco Vittor Miranda E Araújo
João Pimenta
Fortaleza- CE
Fevereiro, 2015.
MILHO
1) Tipologia
Esse cereal é bem versátil. Quando fresco, é saboreado como hortaliça e quando seco como grão, oferece os seguintes derivados: farinha(fubá) nas mais variadas espessuras – grossa,média e fina – para preparos variados.
O milho pertence à família Poacea, subfamília Panicaideae, tribo Andopogoneae e genênero Zea.
O milho (Zea mays L.) é nativo das Américas e constitui o mais importante cereal desse continente, tendo se originado no México a partir da gramínea Teosinte.
Evidências arqueológicas indicam que o milho já era domesticado e cultivado em 5000
a.C. no vale do Tehuacan, onde era um símbolo religioso. A partir do México, o milho se disseminou ao sul e ao norte, sendo encontrado da Argentina ao Canadá. Este foi conhecido pela primeira vez fora da América quando Cristóvão Colombo retornou à
Europa após sua viagem de 1942. Da Espanha o grão espalhou-se pela Europa, África e
Ásia. No Brasil, diversas, tribos indígenas cultivavam suas variedade características de milho adaptadas às regiões de cultivo.
2) Componentes nutricionais
O milho tem grande quantidade de energia, é rico em amido e gordura, possuindo baixo teor de proteínas e de fibras. Em comparação com os demais cereais, os teores de vitaminas do complexo B presentes no milho são considerados medianos,assim como os teores de fósforos e zinco,enquanto a concentração dos demais minerais é considerada abaixo da média.
3) Industrialização – efeitos nos nutrientes e produtos derivados
O amido (Maisena) - um dos produtos mais usados como ligas em cremes e molhos, usado como amaciante de farinhas de trigo duras na produção de biscoitos, melhoramento de farinhas, pães, pós para pudins,