gastronomia portugal
Gastronomia
A palavra gastronomia tem origem na Grécia e quer dizer “lei do estômago”. Segundo o dicionário Aurélio a definição atual de gastronomia é “Arte de comer e beber bem, isto é, apreciar os prazeres da mesa e saboreá-los com paladar requintado”.
Essa definição está diretamente ligada a forma de apresentação da comida, no que diz respeito ao sabor e ao preparo. Atualmente se alimentar deixou de ser apenas uma questão de restauração do corpo físico, mas também o alimento do social, onde as pessoas se reúnem a mesa para comemorações, reuniões e diversos outros encontros que se tornam prazerosos e cheios de sabor. Através da gastronomia os hábitos alimentares de cada povo são mantidos e aperfeiçoados. O ato da alimentação é inerente ao homem, visto que não importa a tipologia da comida e a classe social, o ser humano precisa comer e isso move o todo.
Gastronomia Portuguesa
A história da gastronomia portuguesa e seus hábitos alimentares estão diretamente ligados a sua história cultural, principalmente devido às invasões sofridas durante séculos e às suas descobertas marítimas.
Cada novo povo que chegava a Portugal trazia consigo suas crenças, costumes, produtos, e seus conhecimentos no preparo de alimentos.
Antes mesmo da invasão romana no século III a.C., os lusitanos já se beneficiavam da cultura de comerciantes vindos do mediterrâneo, como os cartagineses que apresentaram a arte da conservação dos alimentos através do sal.
Dentre as varias influencias na formação da culinária portuguesa, as invasões árabes, no século VIII, introduziram condimentos, receitas e modos de preparo, que adaptados pelos portugueses formaram a culinária da época. Essa ocupação moura também contribuiu na agricultura com o plantio de amendoeiras, alfarrobeiras, figueiras, laranjeiras e oliveiras e houve grandes avanços através de novas técnicas de irrigação como a