Família instituição infalível
Segundo o filósofo Heráclito: “Um homem não entra duas vezes no mesmo rio, pois da segunda vez não é o mesmo homem nem o mesmo rio.” Esta frase ilustra muito bem o conceito de que a todo momento as pessoas mudam, a cada dia fazem novas descobertas, estruturas se refazem e valores são modificados. Porém apesar de o homem estar constantemente neste processo de mutação, há algo que permanece solidificado: a importância da família. Uma prova disso é a sua transculturalidade, ou seja, a família é família em qualquer cultura.
Independente do seu formato, tamanho ou orientação, ela é responsável pela formação e inserção sócio-crítica do indivíduo, pois as primeiras relações do mesmo são firmadas em seu lar. Amor e atenção são fundamentais. A escola pode ampliar as relações sociais, mas a base que estrutura o indivíduo, a afetividade e o acolhimento encontram-se no seio familiar. Levando em consideração o respeito e a responsabilidade de estar passando valores dos mais velhos para os mais novos, o comprometimento com a formação de caráter, que são requisitos básicos, não será difícil para o mesmo instituir sua própria família no futuro. Assim sendo torna-se necessária no resgate da solidariedade e outros valores cruciais à vida em sociedade.
Universidade Anhanguera
Serviço Social-1° semestre
A importância da família para mim
Margareth Reis Sena Farias- RA 377996
Trabalho apresentado para avaliação do curso serviço social, 1° semestre, da matéria Família e sociedade, da Universidade Anhanguera, orientado pela tutora Rita de Cássia.
Porto Seguro, 22 de março de 2012.
Universidade Anhanguera
Serviço Social-1° semestre
INTRODUÇAO
A família vem se transformando através dos tempos, acompanhando as mudanças religiosa, econômica e sociocultural no contexto em que se encontra inserida. A família é assim, um espaço que deve ser continuamente renovado e reconstruído.
Porto Seguro, 22 de março de