Violência e Psiquiatria
O tipo de violência aqui estudado não será de pessoas que utilizam martelos para golpear a cabeça de outras e nem o que se supõe façam os doentes mentais .Falar de violência em psiquiatria é falar da violência que raramente é ouvida, é a violência feita pelos outros os ¨SADIOS ¨, contra os rotulados de loucos.Quem são porém as pessoas sadias ?Como se definem a si próprias ?
As definições de saúde mental propostas pelos especialistas correspondem a noção de conformismo, ex: A capacidade de tolerar e desenvolver através de conflito. Fica -se com a lamentável reflexão de que os sadios serão , talvez aqueles que fracassem e se definem por uma ausência de experiência .
Os nazistas asfixiaram com gás dezenas de milhares de doentes mentais e milhares de outros ,tiveram seus cérebros cirurgicamente mutilados ou danificados por sucessivas séries de choques elétricos e acima de tudo suas personalidades foram sistematicamente deformadas pela institucionalização psiquiátrica.
A classificação da psiquiatria clínica básica dos homens se dá em :
Psicóticos, Neuróticos e Normais.
Concomitantemente , ele aprende seu papel social instrumental-masculino ou, no caso dela expressivo-feminino. Se tudo vai bem em sua família e escola ele atinge o ponto da crise de identidade, do adolescente , quando , com efeito , faz balanço de tudo que condicionou até então.
Podemos dizer que vivemos vidas que estão encaixadas desde o nascimento à morte. Desde o ventre de que nascemos à caixa da família , da qual progredimos para dentro da caixa da escola . Quando saímos da escola, já nos tornamos tão condicionados a viver numa caixa, que daí em diante, erigimos nossa própria caixa, uma prisão, um receptáculo em nossa volta ...até que finalmente com alívio, somos introduzidos no caixão ou no forno crematório.
A fim de compreender o emprego presente, que faço, do termo violência, precisamos entende-lo como a ação corrosiva da liberdade de uma pessoa sobre a