Violência doméstica
Jane Kalyne de Oliveira Lima janne18@live.com Faculdade R. Sá
Nascido em Paulínia, interior de São Paulo é medico psiquiatra e escritor, foi prefeito de sua cidade e professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da PUC – Campinas (SP) de 1980 a 2002. È coautor dos livros: “Sinopse de Psiquiatria” (Cultura Medica, 1990), “Da emoção à lesão (Manole, 2002, 2a ed. 2004), “Psiquiatria e Psicopatologia Básicas (Vetor, 2003) e “Histórias de Ciúme Patológico” (Manole, 2010). Ballone também é criador e coordenador de um site: Psiqweb onde ele trata diversos assuntos relacionados à sua área profissional.
Neste artigo Ballone junto com outros coautores, Ortalani IV e Moura EC, tratam sobre as diversas faces e manifestações da Violência Doméstica, assim também, suas consequências, e como e o quanto ela pode interferir e mudar a vida social e emocional de uma pessoa. No decorrer do texto explica de forma simples e clara o assunto tratado. Ele relata sobre todas as formas de violência domestica sem priorizar nenhuma e demonstra resultados de pesquisas populares, feitas no Brasil, através de gráficos e porcentagens. Tornando assim mais fácil o entendimento do leitor.
Segundo o autor “Violência Domestica é um problema universal” onde atinge milhares de pessoas não importando raça, etnia, religião, caráter econômico; isso ocorre na maioria das vezes de forma “silenciosa” e “dissimuladamente” que atinge ambos os sexos onde é mais frequente em mulheres e crianças. Ao decorrer das laudas ele afirma que esse tipo de violência é classificado por: Violência Física (que seria o uso da força para ferir), Verbal (seria o uso de palavras para agredir, não fisicamente, mas a moral da pessoa), Psicológica (também conhecida como Agressão Emocional, é concomitante da Verbal, ou seja, as duas são andam acompanhadas) e a Sexual (que seria o ato de usufruir sexualmente da pessoa contra a vontade dela e