Avalia O De Hist Ria Medieval
Lucas Onorato de Melo
Questão 1
Georges Duby, no capitulo “A nova primavera da Europa”, no livro História Geral das Civilizações, faz uma classificação dos diferentes tipos de senhorio na Europa Feudal. Faça a relação entre essa classificação e os fragmentos de fontes do Item “Regime Senhorial” do Caderno de Fontes (páginas 05 e 06).
Resposta:
É importante começar colocando que a crise que a Europa estava passando, em que durante alguns séculos, começando quando a Europa entra na idade média, principalmente a Europa ocidental passa por uma acentuada fragmentação política. Os reis continuavam existindo, mas seu poder político passou a ser dividido com os senhores feudais, detentores de grandes extensões de terras. Segundo Duby, o poder do rei e seu reconhecimento estava muito mais ligado as questões religiosas, pois este representava a vontade de Deus na terra, além de ter o respaldo da igreja que era a senhora da Europa no medievo. O autor também coloca essa questão do poder e reconhecimento do rei reconhecido também pela questão dos poderes de cura que eram atribuídos à ele pelo toque real, o que respalda bastante o argumento de que seu poder deixou de ser associado a outras questões como política, militar, etc. Essa espécie de domínio e poder foi transferida para os senhores feudais que governavam seus domínios territoriais exercendo autoridade administrativa, judicial e militar, além de seus meios de coerção extra econômicos. Assim, formaram-se vários centros de poder político — principados, ducados, condados etc. — ligados por laços feudovassálicos.
Fazendo uma devida relação com os fragmentos do caderno de fontes podemos primeiramente perceber uma relação que o clero tem com os senhores feudais. Relação esta que segundo os textos era bem estreito, posto o tamanho do poder religioso da igreja, portanto representado pelo seu clero na Europa feudal. Na fragmentação político-social caracterizada pela disseminação dos