Familia
Família
Família
A família é uma instituição social que tem passado por mudanças aceleradas em sua estrutura, organização e funções de seus membros, a partir da segunda metade do século xx . Atualmente, é impossível não enxergar que existem muitas formas de estrutura familiar: a família de pais separados que realizam novas uniões das quais resulta uma convivência entre os filhos dos casamentos anteriores ou ambos e os novos filhos do casal ; a família chefiada por mulher ( em todas as classes sociais ) ; a nuclear ; a extensa ; a homossexual , enfim observa-se uma infinidade de tipos que a cultura e os novos padrões de relações humanas vão produzir .
A organização familiar transforma-se no decorrer da história do ser humano. A família está inserida na base material da sociedade ou dito de outro modo, as condições históricas e as mudanças sociais determinam a forma como a família irá se organizar para cumprir sua função social, ou seja garantir a manutenção da propriedade e do status quo das classes superiores e a reprodução da força de trabalho - a procriação e a educação do futuro trabalhador – das classes ditas subalternas . A família, do ponto de vista do individuo e da cultura, é um grupo tão importante que, na sua ausência, dizemos que a criança ou o adolescente precisa de uma “ família substituta ’’ ou deve ser abrigado em uma instituição que cumpra funções maternas e paternas, isto é , as funções de cuidado e de transmissão de valores e normas culturais - condição para sua posterior participação na coletividade. Portanto , inexistindo a família de origem – consanguínea, biológica - outro grupo deverá da conta de sua função .
Os atrativos que contribuem para a construção da personalidade humana nos quesitos de ensino e aprendizagem informal para aquisição da linguagem, desenvolvimento físico – motor , cognitivo, emocional e social. Além disso , contribui para aprendizagem das regras, normas e