Familia Extensa ou ampliada
SERVIÇO SOCIAL
Disciplina: Abordagem Teórica e Metodológicas com Famílias
Acadêmicos : Chislayne
Elessandra Luz
Karina Santos Ludneia Neide de Fátima Soraia Ferreira
FAMÍLIA EXTENSA OU AMPLIADA
Ceilândia
2014
INTRODUÇÃO
Ultimamente em decorrência das mudanças, no processo de globalização, com a chegada do capitalismo, interferiram diretamente na estrutura familiar, alterando o modo de vivencia, as relações entre os indivíduos que coabitam na mesma.
Tendo em vista que para a sociedade a família é um grupo social, uma instituição que se mais valoriza. A família que sempre foi vista como apoio, serve como base para a formação estrutural das crianças, influenciando no desenvolvimento do caráter.
Diante das mudanças e repercussões que tem envolvido o Direito da família, hoje se fazem complexa e difícil de definir um conceito de família, deste modo, faz-se necessário desconstruir o conceito de “família ideal” estabelecida no modelo nuclear (pai, mãe, filhos).
Reconhecendo a sua diversidade de arranjos no contexto social, histórico e cultural, e apreender que estas novas configurações, não interferem para que a família desempenhe suas funções de proteção e socialização de seus membros.
O artigo 25, parágrafo único da Lei 12.010/09, que trata da reforma do Estatuto da Criança e Adolescente introduz a família extensa e ampliada como sendo uma espécie da família natural.
A família extensa ou ampliada àquela que se estende para além das unidades pais filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos como os quais as crianças ou o adolescente convivem e mantêm vínculos de afinidade e afetividade.
O QUE É FAMILIA?
É o conjunto de pessoas que moram na mesma casa, com laços consanguíneos ou não, que vivenciam e participam da mesma cultura. Instituição social que é a base para a formação social do individuo.
É um papel importante para a sociedade