Famat revista 11 sala
337
Análise estatística da quantidade de cálcio presente no leite em pó
Thiago Faria Tormin 1, Nahiara Mariê Lacerda1, Maísa Azevedo Beluomini1, Henrique de
Paula Rezende1, Aurélia Aparecida de Araújo Rodrigues2
Resumo
O cálcio é um elemento abundante no corpo humano e concentra-se principalmente nos ossos e dentes. As necessidades de cálcio são geralmente supridas por laticínios, especialmente leite. O objetivo deste trabalho é utilizar a técnica de titulação para obter a quantidade de cálcio em nove amostras de leite em pó e verificar se a quantidade de cálcio declarada pelo fabricante é estatisticamente verdadeira.
Palavras chave: cálcio, leite em pó, titulação, estatística descritiva e teste t de Student.
1. Introdução
Para o desenvolvimento deste trabalho os alunos do curso de graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), matriculados na disciplina Estatística no primeiro semestre de 2008, obtiveram a concentração de cálcio em leite em pó através de experimentos químicos (titulação).
O cálcio é essencial para a transmissão nervosa, coagulação do sangue, contração muscular, atua também na respiração celular, além de garantir uma boa formação e manutenção de ossos e dentes. Por sua presença na formação óssea o cálcio é um dos elementos mais abundantes no corpo humano. O cálcio é essencial para o funcionamento do organismo, quando existe deficiência de cálcio na corrente sanguínea (por má alimentação, questões hormonais ou outros motivos) o corpo tende a repor essa deficiência retirando cálcio dos ossos. A deficiência de cálcio pode levar a osteopenia e osteoporose, na qual os ossos se deterioram e há um aumento no risco de fraturas, especialmente nos ossos mais porosos. A deficiência de cálcio pode causar também: agitação, unhas quebradiças, propensão à cáries, depressão, hipertensão, insônia, irritabilidade, dormência no corpo e palpitações. O excesso de cálcio pode ocasionar as conhecidas