Estudo Dirigido Neurofisio 1
367 palavras
2 páginas
Objetivo: Resgatar conceitos de neurociência discutidos no primeiro semestre para dar sequência a morfofisiologia do sistema nervoso. 1) O número de dendritos pode variar de nenhum até centenas. Em função do número de dendritos como os neurônios podem se classificar?
2) O que são espinhas dendríticas e qual a importância destas estruturas?
3) O que são canais iônicos e quais os tipos de canais que um neurônio possuí? Onde os mesmos estão localizados ao longo do neurônio (de tipo de canal e localização considerando os diferentes tipos de neurônios).
4) Quais são os principais determinantes do potencial de repouso de uma célula neuronal?
5) Defina: potencial de repouso; potencial receptor ou graduado; potencial de ação (PA); potencial pós-sináptico.
6) Onde cada um dos potenciais acima definidos se estabelece?
7) O que é potencial limiar
8) 0 que ocorre quando um neurônio sensorial recebe um estímulo supralimiar?
9) Quais íons e quais tipos de canais iônicos são responsáveis pelas fases de despolarização, repolarização e hiperpolarização pós-potencial que são verificadas no PA?
10) Descreva a relação entre potenciais graduados, potenciais de ação e liberação de neurotransmissores durante a decodificação de intensidade do estímulo em uma determinada via nervosa
11) Indique se os neurotransmissores abaixo atuam em receptores ionotrópicos ou metabotrópicos. De ainda o nome do receptor em que cada neurotransmissor citado atua e que efeito determina.
a) Ach que atua: na sinapse neuromuscular; na sinapse neurovisceral e cardíaca.
c) Nadr que atua: no nó sino atrial; musculatura lisa das coronárias; musculatura lisa dos vasos sanguíneos periféricos.
12) Existem 3 tipos principais de receptores Gabaérgicos: GABAA GABAB GABAC, Indique se os mesmos são metabotrópicos ou ionotrópicos. Indique ainda como atuam (ou seja, seu mecanismo de ação).
13) O glutamato é o mais importante transmissor na função encefálica normal. A maioria dos neurônios excitatórios no