falta de planejamento construção civil
A falta de planejamento dessas pequenas empresas é um dos principais fatores de causa da sua curta duração no mercado da construção civil, essas empresas fogem do planejamento por acharem ser mais fácil dirigir o presente do que pensar no futuro, dessa maneira, por exemplo, os serviços passam a ter uma seqüência ou uma rotina diária de improviso e indeterminação, saindo de uma programação ou de um cronograma previamente elaborado para a obra.
Todos esses fatores geram incerteza de prazo, de custo e de garantia da qualidade final do serviço. Outro fator que pode ser considerado é o fator humano envolvido em cada fase do serviço, a falta de treinamento e incentivo da mão-de-obra, afetam diretamente na produtividade e na qualidade do serviço e aumenta o tempo de execução e os custos. Portanto "A obra não é o dia a dia e sim o planejamento do dia".
O planejamento permite:
definir a organização para execução dos serviços; tomar decisões; alocar recursos; integrar e coordenar esforços e conhecimentos de todos os envolvidos; garantir a comunicação entre os participantes da obra; conscientizar a todos sobre prazos, custos e qualidade referentes a obra; definir a hierarquia dentro e fora da obra; criar bancos de dados, composições e parâmetros de controle e custo; definir diretrizes para o projeto.
O