Projeto De Monografia
1.1 Objetivos
Realizar um diagnóstico quanto à gestão do consumo/perdas dos materiais nos canteiros de obras de construtoras de edifícios residenciais e comerciais na cidade de Teresina.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
Este capítulo trata da revisão bibliográfica dos conceitos fundamentais para o desenvolvimento do trabalho, como: Os métodos de gestão aplicados pelas empresas de construção para controlar o consumo e reduzir as perdas de materiais, os tipos e origem das perdas de materiais em obras civis, Os conceitos de sustentabilidade em canteiros de obras.
2.1 Construção civil
Quando o ser humano ainda era nômade utilizava os espaços naturais como refúgio. Quando se fixou no território o homem sentiu a necessidade de criar um teto para se proteger das intempéries, e desde então vem desenvolvendo técnicas construtivas. Das primeiras cabanas aos grandes arranha céus, o homem sempre utilizou recursos naturais (VALENTE, 2009).
Segundo Corrêa (2009), a história do mundo mostra que a construção civil sempre existiu para atender as necessidades básicas e imediatas do homem, sem haver preocupação com técnicas aprimoradas em primeiro momento, porém com a formação e o desenvolvimento das cidades exigiu-se qualificação e técnicas mais apropriadas e vantajosas, buscando cada vez mais alcançar métodos construtivos sustentáveis.
De acordo com Espirito Santo (2008), a indústria da construção civil vem passando por uma transformação envolvendo todas as etapas e agentes da sua cadeia produtiva buscando uma melhor qualidade e um preço competitivo dos seus produtos, e foi na década de 90 que esse processo se intensificou embasado em conceitos de qualidade adaptadas da indústria seriada e procedimentos padronizados, tanto de execução quanto de especificações e controle. Segundo Paliari et al. (2006) vários foram os fatores que induziram esse processo destacando-se os de ordem institucional, legislativo e econômico, que levaram ao aumento da competição no mercado,