Falta de mao de obra qualificada
Projeto de pesquisa entregue a Professora Jane Silva da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, para obtenção de nota parcial semestral.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04 2 JUSTIFICATIVA 05 3 OBJETIVO 06 4 A FALTA DE MÃO-DE-OBRA QUALIFICADA NO MERCADO DE TRABALHO 07
1. INTRODUÇÃO
Um dos grandes problemas do Brasil é o ensino de baixa qualidade desde o início. Faltam conhecimentos básicos de ciências em geral, principalmente matemática na área de cursos de T.I. É necessária uma grande reformulação na educação principalmente a pública. A formação necessária para a mão-de-obra nacional abrange todos os níveis e categorias, “desde aprendizes até especialistas”.
2. JUSTIFICATIVA
Conscientizar as pessoas do quanto é importante a educação para a profissionalização, uma vez que realmente existe a necessidade do governo em investir fortemente na educação, a qual vem crescendo nos últimos anos, mas não o suficiente para suprir a necessidade do país.
3. OBJETIVO
Mostrar a realidade atual do mercado de trabalho e focar na falta de mão-de-obra especializada, seus motivos, origens e provável rumo a ser seguido.
4. A FALTA DE MAO-DE-OBRA QUALIFICADA NO MERCADO DE TRABALHO.
Hoje em dia, a escassez de profissionais qualificados tanto na área de Tecnologia de Informação e em outras áreas, é o reflexo da má administração do governo quanto ao incentivo na educação e a desvalorização da mão-de-obra qualificada pelas pequenas e médias empresas.
Mais da metade das empresas concordam que a má qualidade da educação básica é a principal causa da falta de mão-de-obra. Como por exemplo, a deficiência em conceitos básicos de matemática, que é uma das causas que pode reduzir o número de alunos nos diversos ramos da engenharia, onde exigem muito cálculo e raciocínio lógico. Mesmo com o recente projeto do governo na reforma da educação, levará um bom tempo para