Emprego
EMPREGOS
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Mão-de-obra qualificada e não qualificada
Formulação do problema
- O que é mão-de-obra qualificada e não qualificada?
HIPÓTESE
Qualificada tem mais oportunidade de emprego.
Qualificada cobra mais pelo seu trabalho devido a condição do produto final.
- Não qualificada é ter um projeto em mente e sem metodologia de trabalho.
DESENVOLVIMENTO
E o que seria esta qualificação? Seria o conhecimento adquirido por meio do ensino básico, na própria educação familiar e na habilidade de adaptação rápida ao cargo ocupado.
Nos últimos anos, o Brasil, tem absorvido muita mão de obra, principalmente nos segmentos de construção civil. A oferta de mão de obra sem qualificação necessária é um problema que atinge o mercado de trabalho como um todo.
A carência de mão de obra qualificada existe tanto na execução das atividades bem simples como nas mais complexas. A escassez de mão de obra especializada na indústria da construção deve durar de cinco a oito anos no Brasil.
A principal dificuldade para investir em qualificação dos trabalhadores é a alta rotatividade dos funcionários. Já o baixo interesse dos trabalhadores na qualificação é o segundo problema. Muitas contratações são para obras específicas, o que demanda contratos temporários de emprego.
A falta de profissionais qualificados afeta mais da metade das indústrias no país, mas esse número mostrou redução entre 2011 e 2013. Em 2011, 67% das indústrias enfrentavam problemas decorrentes da falta de trabalhador qualificado. Em abril de 2013, esse percentual caiu para 65%.
A baixa escolaridade dos profissionais e a falta de conteúdos, nos currículos das escolas, voltados ao mercado de trabalho são fatores apontados no estudo como causas da falta de qualificação da mão de obra. Com a dificuldade em achar trabalhadores