Breve apresentação sobre Aracaju
Apesar de ser a menos populosa das capitais nordestinas, sua localização perfaz como importante ponto estratégico enquanto centro urbano, econômico, cultural e político para o país.
É apontada como a capital com menor desigualdade do Nordeste Brasileiro, como a cidade com os hábitos de vida mais saudáveis do país, exemplo nacional na consideração de ciclovias nos projetos de deslocamento urbano e é considerada a capital do país com menor índice de fumantes, segundo o Ministério da Saúde.
Em consonância em ser reconhecida como A Capital da Qualidade de Vida vem ganhando destaque o inovador sistema de deslocamento urbano chamado de Caju Bike. Trata-se de plataformas com bicicletas espalhadas no decorrer da cidade, onde se pode utilizá-las para prática de atividade física mas também como meio de transporte limpo e eficiente. Neste último caso, propicia importante integração modal com os principais terminais de ônibus e nas imediações das principais faculdades.
A cidade tem despontado como destaque na modalidade de turismo low-cost. Reconhecida como uma das capitais mais segura do Nordeste e com os custos de vida mais reduzidos do país, tem focado mais recentemente suas ações turísticas na criação de alojamentos coletivos de qualidade, tais como os mundialmente conhecidos hostels. Mediante planejamento têm sido realizadas ações de plenas melhorias do transporte público que visem incrementar a integração dessa nova parcela de usuários visitantes.
Anualmente tem como comemorações marcantes em seu calendário festivo-turístico os eventos do Pré-Caju, Forró Caju e o Verão