Emprego
Responda depressa: o que você considera um bom trabalhador ? Se você respondeu que um bom trabalhador é aquele que chega pontualmente no trabalho, faz certo o seu trabalho e faz hora extra quando o chefe pede, você está enganado. Ficou chocado ? Pois é: para ser um trabalhador empregável não basta possuir estas qualidades. Essa era a forma correta de trabalhar no passado. Hoje, além destas qualidades são requeridas habilidades. Por isso, quando um trabalhador vai procurar emprego e numa entrevista de seleção mostra para o entrevistador que pretende trabalhar apenas com honestidade e boa vontade, ele logo é descartado. É preciso mostrar que você tem as habilidades que ele procura.
As empresas querem hoje trabalhadores mais espertos e com iniciativa. Veja a seguir o que as empresas vem procurando nos candidatos a emprego: iniciativa em propor formas melhores de fazer o mesmo serviço; capacidade de ver o que está errado e propor soluções; excelente qualidade no atendimento aos clientes; excelente qualidade ao fazer o serviço ou fazer a produção; entusiasmo; vontade de aprender e capacidade de aprender com os erros; cuidados com a aparência pessoal; cursos de formação e aperfeiçoamento; responsabilidade; honestidade e boa vontade.
Se você está procurando emprego, antes de mais nada é preciso assumir que agora você vai precisar trabalhar de uma forma diferente da que trabalhou até agora. Vai ter que ser melhor do que foi no último emprego. E se você está procurando o seu primeiro emprego essa recomendação também vale para você.
Veja a seguir, algumas dicas que podem ajudar você a conseguir um emprego:
Curriculum Vitae: faça um bom curriculum e encaminhe às empresas. Faça um curriculum no computador ou máquina de escrever. Ao colocar seus dados, dê ênfase ao que você sabe fazer. Cite tudo o que você fez em sua carreira profissional, inclusive o que você fez em trabalhos sem registro em carteira.
Numa entrevista: use