Sistemas Disgestórios
• Faringe: empurra a comida ao esôfago.
• Esôfago: ele se contrai esmagando e empurrando o alimento ao estômago.
• Estômago: sua função é misturar o alimento com o suco gástrico e novamente é triturado e empurrado ao intestino delgado.
• Intestino Delgado: lá ele sofre a ação dos sucos intestinal (produzido pelo intestino delgado), pancreático (produzido pelo pâncreas) e a bile (produzido pelo fígado). Logo depois é empurrado ao intestino grosso.
• Intestino Grosso: lá o que restou da digestão é mandado ao reto.
• Reto: encaminha o bolo alimentar ao ânus.
• Ânus: abertura por onde as fezes saem.
Respiratório
-Nariz: Este tem a finalidade de captar o ar, além de filtrá-lo, umedecê-lo e aquecê-lo para a realização da troca gasosa nos pulmões, já que um ar com baixa umidade e baixa temperatura não resultará em uma boa hematose. A filtração é também essencial, pois é através desta que evita a inspiração de bactérias e de pequenas partículas.
-Faringe: Após passar pelo nariz, o ar segue pela faringe, o qual é um órgão com forma de um canal, que se faz presente no sistema respiratório e no digestório.
-Laringe: Este órgão retém as partículas de pó que passam pela filtragem do nariz, é um tubo que tem sua sustentação feita através de peças de cartilagem articuladas e encontradas na parte superior do pescoço. É a continuação da faringe.
-Traquéia: É responsável por levar o oxigênio aos brônquios, sendo composta por anéis de cartilagem e conta com uma bifurcação em sua região inferior, ou melhor, separa-se em dois ramos.
-Brônquios: São dois dutos pequenos que entram nos pulmões, e dentro deles se ramificam muitas vezes ates ficarem microscópicos, passando a ser chamados de bronquíolos. Por sua vez, cada bronquíolo termina em microscópicas bolsas compostas por células epiteliais achatadas recobertas pelos alvéolos pulmonares