Sistema disgestorio
PROFESSOR:Nahon Galeno
ESTÔMAGO Está situado no quadrante superior esquerdo do abdome, parcialmente coberto pelas costelas. Sua forma e posição são alteradas de acordo com diferentes condições. A abertura superior do estômago é denominada óstio cárdico. Sendo este órgão dividido em cárdia, fundo, corpo e região pilórica. O estômago possui duas curvaturas, denominadas de curvatura maior e menor. A parede do estômago é subdividida em quatro camadas, sendo elas: mucosa, submucosa, muscular e serosa. A camada mucosa apresenta aspecto mole, aveludado, cor rósea in vivo, e dispostas em dobras conhecidas como pregas. Na superfície da mucosa gástrica, podem-se visualizar pequenas fossetas ou fóveas gástricas, onde se localizam as glândulas gástricas tubulares. O epitélio de revestimento apresenta células colunares altas (células teca), secretoras de muco, apresentando ainda outros grupos celulares como: as células principais: secretoras de pepsina e
As células parietais. O limite entre a mucosa e a submucosa é formada por uma fina lâmina de células musculares denominadas muscular da mucosa. A tela submucosa é formada por tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e linfáticos. A túnica muscular é formada por dois grupos de músculos, os músculos longitudinais e os circulares. A túnica serosa é constituída por tecido conjuntivo unindo a camada mesotelial do peritônio à túnica muscular.
INTESTINO DELGADO
Apresenta cerca de 7 metros de comprimento, diminuindo gradualmente seu diâmetro, na medida em que se afasta do estômago. Divide-se em duodeno, jejuno e íleo.
Partes do I.D
Comprimento médio
Diâmetro
Duodeno
25 cm
4,5 cm
Jejuno
2,8 m
4 cm
Íleo
4,2 m
3,75 cm
O intestino delgado também é dividido nas camadas mucosa, submucosa, muscular e serosa. A camada mucosa apresenta vilos ou vilosidades, além de pregas circulares que fornecem um incremento na área superficial interna do intestino e glândulas intestinais.