trabalho
CURSO ADMINISTRAÇÃO - TURMA: 3º PERÍODO
DISCIPLINA: ECONOMIA BRASILEIRA
PROFESSORA: CAROLINA
ALUNOS: BRUNNA FERNANDA CAMARGO BATISTA
THIAGO TAVARES DA SILVA
RAQUEL CANDIDA
CRESCIMENTO COM ENDIVIDAMENTO
II PND (1974 – 1978)
ITABORAÍ - RJ
2013
BRUNNA FERNANDA CAMARGO BATISTA
THIAGO TAVARES DA SILVA
RAQUEL CANDIDA
DISSERTAÇÃO
II PND (1974 – 1978)
Trabalho apresentado na Faculdade Omni, a Professora Carolina.
ITABORAÍ - RJ
2013
Introdução
O II Plano Nacional de Desenvolvimento, também chamado II PND (1975 1979), foi um plano econômico brasileiro, lançado no final de 1974. Foi criado durante o governo do general Ernesto Geisel e tinha como finalidade estimular a produção de insumos básicos, bens de capital, alimentos e energia
O II PND surge como resposta a crise econômica criada pelo I choque do petróleo, no fim do chamado "milagre econômico brasileiro", período de 6 anos consecutivos com taxas de crescimento superiores a 10% ao ano. Plano, extremamente ambicioso, que visava enfrentar os problemas advindos do choque do petróleo e da crise internacional decorrente. Foi o último grande plano econômico do ciclo desenvolvimentista e provavelmente, o mais amplo programa de intervenção estatal na economia do país. Que não obteve o sucesso esperado.
Ernesto Geisel na presidência, fim da crise?
Em 15 de março de 1974 o general Ernesto Geisel foi eleito pelo voto indireto presidente da República. Geisel assumiu a presidência, em meio à crise que precedeu o fim do Milagre Econômico.
O novo presidente ao tomar posse anuncia mudanças; anunciou que faria uma abertura democrática "lenta, gradual e segura". A estratégia foi formulada pelo presidente e pelo general Golberi do Couto e Silva, que havia voltado ao governo como chefe do gabinete civil da presidência.
Geisel garante ao país ordem e estabilidade
A economia brasileira estava desestruturada e idéia do II PND era de reorganizar a estrutura