Empregos
Leia Mais
03/06/2014 | Eurozona registra queda do desemprego
03/06/2014 | Desemprego entre mulheres é de 8,7% no 1º tri, diz IBGE
03/06/2014 | Número de trabalhadores com carteira assinada cresce
03/06/2014 | Nordeste lidera desemprego no 1º trimestre, diz o IBGE
Em entrevista exclusiva à Agência Brasil, ela rebateu as alegações de que o desemprego tenha aumentado no início do ano e defendeu as medidas de estímulo à economia da presidente Dilma Rousseff.
A ministra disse ainda que a taxa de desemprego de 7,1% no primeiro trimestre apontada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada hoje (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não pode ser comparada com a do último trimestre de 2012.
Segundo a ministra, a comparação, feita da forma correta, mostra queda do desemprego.
“Quando o verão está muito quente, comparamos com outro verão, não com o inverno. O primeiro trimestre de 2014 só pode ser comparado com o primeiro trimestre do ano passado, porque o mercado de trabalho tem suas sazonalidades”, justificou.
Por esse critério, o desemprego caiu em relação à taxa de 8% registrada nos três primeiros meses de 2013.
Em relação ao último trimestre do ano passado, o desemprego subiu de 6,2% para 7,1%. No entanto, segundo Miriam Belchior, esse tipo de comparação não pode ser feito.
“No fim do ano, o desemprego sempre cai por causa das contratações de Natal. A pesquisa do IBGE só revela os números brutos, sem desconsiderar esses ciclos sazonais”, alegou.
No acumulado em 12 meses, a taxa de desemprego da Pnad Contínua também caiu, de 7,1% nos para 6,9%.
“Esse também é