Ptolomeu
"A visão que Ptolomeu tinha da geografia era estritamente científica e impessoal. Ele estava interessado na terra, toda ela, não apenas na parte habitada, e tentou situá-la em um arranjo do universo ao qual ela pertencia (...) Ptolomeu concluiu que a maneira mais confiável de determinar distâncias era através de observação astronômica, e que de outro modo ninguém pode obter posições geográficas com precisão"
Ptolomeu foi o primeiro a tratar da técnica de projeção de mapas, i.e., a representação de superfícies curvas em um mapa plano. A Geografia contém tabelas com enormes listas de lugares e suas coordenadas geográficas, mapas e informações sobre países e seus habitantes. O estudo abrange o mundo conhecido pelos romanos na primeira metade do século II, que se estendia do Oceano Atlântico à China e do Mar Báltico à África Central. Os lugares mais importantes foram definidos em termos de latitude e longitude, o que permitiu a confecção de mapas do ecúmeno, palavra grega que representa o mundo conhecido.
Ptolomeu pode ser considerado o criador do moderno sistema de coordenadas geográficas, pois utilizou latitudes e longitudes em graus e minutos, convenção usada até hoje. As latitudes (coordenadas norte-sul) foram medidas a partir do Equador; as longitudes (coordenadas leste-oeste) tinham como referência um ponto situado no extremo ocidental dos locais catalogados na Geografia, que ele denominou "leste das Ilhas Afortunadas" (perto das Ilhas Canárias).
Seus dados, embora muitas vezes errados ou inexatos, utilizaram todos os conhecimentos então disponíveis, baseados principalmente nas referências de viajantes e mercadores e no material coligido por geógrafos anteriores, notadamente Marino de Tiro (70-130). Um dos maiores erros de Ptolomeu foi ter adotado um valor incorreto para a circunferência da Terra, calculado por Posidônio de Apaméia (-135/-51), ao invés de utilizar a medida de Eratóstenes (-285/-194), muito mais acurada.
Mapa Mundi