ptolomeu
Nasceu por volta do ano 85 e faleceu perto do ano de 165, tendo sido um importante astrónomo, geógrafo e matemático do seu tempo.
Passou parte da sua vida em Alexandria (Egipto), onde fez algumas observações astronómicas.
Ptolomeu propôs a teoria geocêntrica que se manteve durante 1400 anos.
Ptolomeu escreveu uma obra que era constituída por 13 livros sobre Astronomia, Geometria e Trigonometria, escreveu também um estudo de 3 volumes sobre música, que continha a teoria da matemática dos sons empregados na música, esta ficou conhecido como Harmónica.
A teoria geocêntrica Ptolomeu estudou os astros (com a ajuda da trigonometria), mas arranjou uma explicação simples para comprovar o movimento aparente dos planetas: em determinados pontos das suas órbitas eles pareciam deter-se, inverter o seu movimento, deter-se novamente, finalmente moviam-se na direção primitiva.
Ptolomeu considerava que a Terra se situava no centro do Universo e à sua volta giravam os planetas principais em esferas concêntricas e por a seguinte ordem: Lua, Mercúrio, Vénus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno. Os planetas principais giravam todos em epiciclos, isto é, cada um deles girava descrevendo círculos sobre uma esfera menor, cujo centro estava situado sobre a esfera maior.
NICOLAU COPÉRNICO
Matemático e astrônomo polonês, autor da Teoria Heliocêntrica, segundo a qual o sol é o verdadeiro centro do sol é o verdadeiro centro do sistema solar, devendo-se a sucessão de dias e noites, ao movimento da rotação da Terra sobre seu próprio eixo. Copérnico nasceu em Tourun, na Posnâmia (região polonesa as margens do Vístula) na fronteira com a Alemanha, à 19/02/1453, era filho de um comerciante que o deixou órfão, aos 10 anos. Sua tutela ficou à cargo de seu tio Lucius Waczenrade, Bispo de Erimland. E ele cresceu em meio ao período Renascentista, no qual os saberes, bem como a cultura avançaram revolucionariamente. Também serviu a Igreja Católica, o que de certa forma