Ptolomeu
Vários dos maiores matemáticos do passado contribuíram em diversas áreas além desta, um deles, muito prestigiado, foi Claudio Ptolomeu, cientista, astrólogo, astrônomo, geografo e (claro) matemático grego. Nasceu por volta do ano de 90 d.C. no Egito e deixou muitas contribuições, como: "Síntese Matemática" (almagesto), o "Teorema de Ptolomeu", uma tentativa (muito aproximada) do valor do pi, entre outras. E estas são dissertadas nesse trabalho, em seguida.
Desenvolvimento:
Cláudio Ptolomeu foi um cientista grego, nascido por volta de 90 d.C., no Egito e (não se tem certeza, mas por alguns dados, viveu e) morreu com cerca de 78 anos de idade, em Alexandria. É muito conhecido por diversos trabalhos, em áreas como: a astrologia, a astronomia, a geografia e a matemática.
Na matemática, ele teve um grande influência, mais em particular na trigonometria. Um dos mais notáveis e conhecidos é a "Síntese Matemática" (almagesto), composta por 13 livros, que apresentam seus argumentos a teoria do geocentrismo (ela se baseia na suposição de que a Terra estaria parada no centro do Universo, com o Sol e corpos celestes girando ao seu redor, mas também trata de outros temas). Já pela física, criou "Óptica", uma obra em que ele trata da refração. Foi através das obras dele que a civilização medieval teve o primeiro contato com a ciência grega. Os árabes, traduziram do grego os seus livros e foram os responsáveis pela preservação do" Almagesto".
No primeiro livro, ele defende e afirma, sobre a teoria geocêntrica. Já no segundo, contém uma tabela de cordas e rudimentos de trigonometria esférica. Ao terceiro, fala sobre o movimento do Sol e da duração dos anos. Em seu quarto livro, diz sobre os movimentos da Lua e da duração dos meses. Seus cinco últimos, são dedicados à exposição detalhada da teoria geocêntrica novamente.
Neste mesmo livro, possui uma tabela com os ângulos de meio em meio grau, de 0º a 180º, (a mesma pode ser encontrada no livro: "Curso