Falta de Agua em SP
As principais causas da falta de água em São Paulo são: Falta de planejamento, falta de infraestrutura, consumo excessivo, incompetência do governo, e o climatambém tem contribuído.
Culpa de quem?
A culpa é do governo de São Paulo por não criar medidas para diminuir a dependência dos municípios do sistema Cantareira, do clima que nãoajudou e dos moradores que não tiveram consciência ao utilizar a água.
Volume morto
O volume morto é um reservatório com 400 milhões de metros cúbicos de água situado abaixo dascomportas das represas do Sistema Cantareira. Conhecida também como reserva técnica, essa água nunca foi utilizada para atender a população. O volume morto nunca foi utilizado porqueo sistema de bombeamento não chegava a uma profundidade tão grande.De acordo com a agencia nacional de águas (ANA) esse volume é suficiente para 4 meses. Há controvérsias de queessa água esteja contaminada pelo fato de estar há muito tempo inutilizada e sem tratamento, mas a Sabesp afirma que essa água é boa para consumo.
Prováveis soluções?
O governodo estado de São Paulo está analisando várias hipóteses para melhorar essa situação, uma delas que já foi aprovada, é a multa para quem aumentar o consumo de água, e o desconto de20% para quem economizar.
O Rodízio de água já vem acontecendo, para a economia da mesma.
Construção de um novo reservatório.
Dessalinização.
A falta de água prejudicaprincipalmente os moradores de todas as classes sociais.
A cidade de São Paulo está vivendo um período de seca, ou seja,não chove há muitos meses. Por falta de organização e planejamento dos governos estaduais, o Sistema Cantareira, que fornece água p/ cidade de São e Paulo e outros municípios está baixando o nível deágua a cada dia. Por mais que façam campanhas para economizar água e até oferecendo desconto na conta de água, muitos bairros já sofrem com a falta de água. O governo estadual não descarta apossibilidade de um rodízio entre os bairros das falta de água.
A