Falhas nr 10
10.9 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E EXPLOSÃO
Sugestões: A NR 10 diz no item 10.9.2 que “Os materiais, peças, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados à aplicação em instalações elétricas de ambientes com atmosferas potencialmente explosivas devem ser avaliados quanto à sua conformidade, no âmbito do Sistema Brasileiro de Certificação”.
Portanto, analiticamente a norma é vaga e superficial, pois não estabelece parâmetros e critérios embasados por testes e ensaios, que garantam a segurança em qualquer ambiente com atmosfera explosiva, fazendo somente referência à uma grade de certificação.
10.12 - SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Sugestões: A NR 10 diz no item 10.12.1 que as “ações de emergência que envolva as instalações ou serviços com eletricidade devem constar do plano de emergência da empresa”. A responsabilidade em determinar os procedimentos de segurança não deve ser transferida à empresa, tomando para ela o detalhamento do procedimento, amparando os especializados na execução do mesmo. No caso de choque elétrico, poderíamos ter os seguintes detalhamentos:
* Desligar o sistema elétrico (disjuntor); * Não tocar no acidentado em hipótese alguma, pois passará corrente também no terceiro; * Chamar socorro imediatamente. * Nos casos graves, aplique respiração artificial e massagem cardíaca (após desligar o sistema elétrico);
10.6 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS ENERGIZADAS
Sugestões: A NR 10 diz no item 10.6.5 que “o responsável pela execução do serviço deve suspender as atividades quando verificar situação ou condição de risco não prevista, cuja eliminação ou neutralização imediata não seja possível”.
A norma deveria expor situações comuns de risco, ajudando o especialista a identifica-las, prevê-las e evita-las. * Instalações defeituosas, cabos cortados, fios desencapados, cabos e equipamentos não aterrados, descargas atmosféricas, arco elétrico;
A gravidade depende dos seguintes fatores: * intensidade da